Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Monocultura


Monocultura é a produção de apenas uma especialidade agrícola, como por exemplo: soja.
Nos séculos XVI e XVII, o Brasil dependeu muito da monocultura da cana de açúcar, já que o açúcar era o produto que gerava mais lucro na época.
A monocultura geralmente ocorre dentro dos latifúndios. Não é algo produtivo um país ser monocultor, há diversos prejuízos ambientais e sociais.

Sendo um país monocultor, ele fica dependente apenas daquele certo produto, não é?
Suponhamos que ocorra uma queda no preço do mercado internacional, ou que ocorram mudanças intensas no clima do país, a produção daquela especialidade agrícola cairá, e a economia do país ficará totalmente vulnerável e também cairá muito.
Pelo ponto de vista ambiental, os danos causados primeiramente são aos ecossistemas presentes no solo, devido ao mau uso deste, método de cultivo que busca apenas o lucro e ignora a sustentabilidade.
As plantações podem ser atacadas por alguns tipos de insetos parasitas, que vêem neste solo um ambiente propício para se alimentar e se reproduzir, destruíndo-as. Isso obriga o latifundiário a jogar agrotóxicos em suas plantações, danificando-as tanto quanto o solo. Um bom jeito de impedir tamanho desgaste do solo é usando a prática de rotação de terra, ou seja: enquanto uma parte do solo fica "descansando", outra parte é usada para as plantações. Quando a terra usada para plantações é desgastada, o processo é invertido, e a terra desgastada fica descansando enquanto a que já foi descansada é usada para plantação.
Marcelo Maciel Del Nero 7ªB nº 20

Fonte:
Grande Enciclopédia Larrousse Cultural - Larrousse 1995, Nova Cultural LTDA, 1998. Página 4057.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monocultura.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monocultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário